segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A arborização das ruas representa um fator indispensável à qualidade de vida nos centros urbanos.


A arborização das ruas representa um fator indispensável à qualidade de vida nos centros urbanos. Ela é constituída por árvores plantadas nas calçadas, assim como parques e praças e se constituem nas áreas verdes públicas e privadas.
As árvores, por suas múltiplas funções, atuam diretamente sobre o complexo organismo que constitui a cidade: suas folhas absorvem compostos orgânicos, fixando poeiras... e sólidos em suspensão. Suas copas oferecem sombra, amenizam o microclima e absorvem ruídos; seus troncos, galhos, flores e frutos abrigam e alimentam a fauna, de um modo especial as aves.
Com uma maior densidade de áreas verdes na cidade, a temperatura é mais baixa, evitando as ilhas de calor, que se formam rapidamente em grandes centros urbanos. Além disso, o valor estético da arborização equilibra as paisagens das áreas urbanas densamente construídas.
Um aspecto a ser ressalvado na prática da arborização urbana, além da inegável importância ambiental, é a capacidade de geração de renda e trabalho durante todas as etapas do seu ciclo de desenvolvimento: desde a produção de mudas, passando pelo plantio até o manejo.
Organizar a arborização das cidades é um constante desafio e para lograr êxito deve contar com a participação das comunidades.
Ação
A Prefeitura Municipal deve ter um horto florestal, para a produção de mudas para a arborização de todas as ruas da cidade. Na sua ausência de um horto, pode estabelecer parceria com a comunidade, com Prefeituras vizinhas e até com empresas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário