sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Movimento Bacharéis em Ação, convoca os Bacharéis em Direito para comparecerem em Brasília nos próximos dias 27 e 28.


Vamos a luta.........
O Movimento Bacharéis em Ação, convoca os Bacharéis em Direito para comparecerem em Brasília nos  próximos dias 27 e 28 (terça e quarta feira da próxima semana) para participarem da Audiência Pública  promovida pelo Nobre  Dep. Sibá Machado (PT-AC), membro da Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle (CFFC),  e autor do requerimento da audiência pública para discutir a exigência do exame do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB.a audiência será realizada no dia 28 ás 10 horas na comissão de Fiscalização e Controle na Câmara dos Deputados. Vale gizar, não apenas  participaremos da audiência, mas, tentaremos colocar em votação o Requerimento de urgência do PL 2154 Destarte,  Contamos com a presença de todos.

DAS QUESTÕES CONSTITUCIONALS E LEGAIS DO EXAME DA OAB
Por atingir direitos fundamentais, o Exame colide frontalmente com a cláusula pétrea do artigo 60, § 4°, IV, da Constituição da República. O artigo 5o, XIII, da Carta Magna que dispõe sobre Direitos Fundamentais afirma que: “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. A qualificação é obtida na Faculdade, não no Exame da OAB. Se o Exame qualificasse o candidato a advogado, qualquer pessoa, formada em Direito, ou não, que passasse no Exame da OAB, poderia qualificar-se em “Advogado”.
As inconstitucionalidades dilaceram direitos fundamentais previstos no artigo 5o da Lei Maior, como o direito ao trabalho, à vida e à dignidade da pessoa humana. A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê no art. XXIII – 1. “Toda pessoa tem o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”. Neste caso, há a proteção do emprego de uma minoria em detrimento do emprego de uma maioria. Para mostrar o desalinhamento, pleno, da prática do Exame, cito o princípio do Pleno Emprego, previsto no artigo 170, VIII, da Lei Maior.
 http://fimexameoab.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário:

Postar um comentário